Desde 2008, a gestão do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é realizada pela Organização Social A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Neste mês, A Casa apresenta ao público a renovação da mostra de longa duração “Coleção MCB”. O aumento do acervo é decorrente de um trabalho de requalificação realizado nos últimos oito anos. A abertura será em 24 de novembro, a partir das 19h30, com entrada gratuita.
A “Coleção MCB” apresenta móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje. A ampliação traz novas peças do período modernista no Brasil – recorte fundamental para discussão das questões ligadas ao design. A Casa incorporou, por meio de doações, cerca de 80 itens. Entre eles estão destaques do design brasileiro, como a Poltrona Jangada de Jean Gillon, Luminária Concha de Fábio Alvim, cadeira Oswaldo Bratke, e também vencedores da história do Prêmio Design MCB, como a poltrona Mandacaru, de Baba Vacaro, estante Labirinto, dos irmãos Campana, e poltrona Cadê, da Ovo.
Este conjunto significativo para a memória da cultura brasileira foi conquistado por meio da Política de Gestão de Acervo, a primeira da instituição, desenvolvida pela A Casa em conjunto com o Comitê de Orientação Cultural designado pelo Governo do Estado. Com essa Política, foram construídos os critérios para desenvolvimento da coleção, e, assim, a entidade vem estreitando relacionamento com colecionadores, galeristas e empresas de design.
A exposição apresentará as novas peças em destaque, em diálogo com as tipologias existentes no acervo. Uma linha do tempo traçará o desenvolvimento da Coleção desde sua fundação.
Também integrará a mostra uma coleção de imagens constituída a partir do projeto “Casas do Brasil”, um projeto de resgate e memória sobre a diversidade do morar brasileiro. Desde o início do projeto, em 2006, foram registrados tipos diversos de moradias, como casas populares de diferentes estados, a casa xinguana, barraca cigana, habitação ribeirinha, e o Carandiru.
No mesmo dia, haverá o lançamento do Livro Prêmio Design MCB (1986-2016), a cerimônia e abertura do 30º Prêmio Design MCB e abertura da mostra Pioneiros do Design Brasileiro: Anísio Campos.
Algumas das peças das novas doações serão estampadas por serigrafia pela artista Monica Shoenacker em panos de prato, de forma que o público possa levar para casa.
Abertura: 24 de novembro, quinta-feira às 19h30 – entrada gratuita (sujeita à lotação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário